A EXP Parking possui uma solução disruptiva para administrar estacionamentos públicos rotativos. Atua como criadora, desenvolvedora e gestora de uma tecnologia exclusiva que pode ser licenciada a concessionários de serviços públicos ou vendida a municípios que administram diretamente seus serviços de estacionamento rotativo. Além disso, a empresa atua também como concessionária.

Ao compreender a necessidade de desenvolvimento em infraestrutura no Brasil, os empreendedores da EXP Parking debruçaram-se sobre o problema da falta de vagas de estacionamento nas cidades e todo o impacto causado aos cidadãos. O processo de estudo, pesquisa e aprofundamento mostrou, entre outras coisas, que:

  • A falta de vagas causa poluição e descarga de CO2 adicional na camada de Ozônio;

  • A falta de vagas gera cerca de 5 a 30 quilômetros adicionais de trânsito;

  • A falta de vagas gera entre 10 e 15% de perdas em negócios nos comércios;

  • Nas cidades onde era usado papel no controle de estacionamento rotativo (Zona Azul), ocorriam fraudes no pagamento, o que resultava na falta de vagas e diminuição da receita do município;

  • Entre todas as soluções ligadas a mobilidade urbana, o parquímetro foi uma das poucas tecnologias que praticamente não evoluiu;

As descobertas revelaram que havia muito por fazer, mesmo com o tema parecendo ser tão simples. A solução, patenteada e totalmente desenvolvida na China pelos engenheiros da empresa, em resumo, foi a criação de um sistema de sensores, vaga-a-vaga, que formam uma malha de rede digital, podendo ser monitorada em salas de controle (dentro das prefeituras e na sede da empresa em Brasília) e utilizada por usuários em seus smartphones.

Após o desenvolvimento e os testes de conceito da tecnologia, os empreendedores perceberam que havia uma outra parte do negócio a ser desenvolvida: a comunicação. Seguiram em conversas com agências de diversos portes, com o intuito de serem surpreendidos com uma solução de comunicação que entendesse o processo e os desafios. A AZÊ/FBR foi a agência escolhida, a partir de 2013, ao apresentar uma solução completa, composta por:

  • Criação de uma nova marca, constituída de posicionamento simbólico claro, missão, visão, valores e uma identidade corporativa que embalasse todo esse novo conceito empresarial;

  • Criação e desenvolvimento de um processo de comunicação, composto por 3 etapas, para ser utilizado em todas as cidades em que a empresa se transformasse em concessionária de estacionamento público rotativo;

  • Estabelecimento de critérios técnicos para a otimização de verba e compra de mídia nas localidades em que a empresa se torna concessionária do serviço de estacionamento rotativo público;

  • Design de interface para aplicativo de busca de vagas;

Atualmente, a marca está em 10 municípios brasileiros, em pleno processo de evolução e desenvolvimento, com a participação ativa da agência para cada nova etapa e praça conquistada. Esse crescimento chamou a atenção do Pátria Investimentos, um dos mais respeitados bancos de investimentos brasileiros que aportou capital na operação em 2016, por meio da Holding Pare Bem.